Duas das quatro empresas que oferecem acesso à internet pelo celular no Paraná não atingiram, em abril, as metas de qualidade estipuladas pela Anatel. Segundo dados divulgados ontem, os índices para a TIM (com 93,49% de sucesso nas tentativas de conexão) e para a Vivo (97,11%) ficaram abaixo do ideal estipulado pela agência, que é de 98%.
O resultado das duas operadoras está abaixo da média há pelo menos um ano. As outras duas empresas que prestam o serviço, Claro (99,38%) e Oi (98,5%), cumpriram as metas.
Com relação às metas específicas para a internet 3G, apenas a Claro não atingiu a taxa de conexão de dados aceitável o resultado, de 96,31%, ficou abaixo da qualidade esperada pelo segundo mês seguido.
A agência também avaliou a qualidade das chamadas das cinco telefônicas que atendem no estado. A meta geral para chamadas completadas é de 95%. Apenas a Sercomtel, com 91,87% de sucesso, não atingiu o índice mínimo. A maior nota foi a da Vivo (98,61%), seguida pela TIM (98,33%). O cálculo é feito com base no número de chamadas completadas dividido pelo total de tentativas feitas pelos clientes.