Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Petróleo

Todos os membros da Opep implementaram corte dia 1º, diz Argélia

Todos os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cumpriram completamente com a promessa de cortar 500 mil barris por dia a partir de 1º de fevereiro, teria dito o ministro de Minas e Energia da Argélia, Chakib Khelil, neste domingo.

Mas Khelil acrescentou em comentários feitos à agência de notícias oficial, a APS, que os preços podem cair levemente se, como esperado, a demanda recuar em 2 milhões de barris por dia no segundo trimestre.

``A redução da extração (de petróleo) foi implementada por todos os membros da Opep, incluindo a Argélia'', teria dito ele à agência.

Khelil complementou: ``Se a demanda cair em 2 milhões de barris por dia no segundo trimestre deste ano, como esperado, provavelmente veremos pequena fraqueza nos preços, mas não afetará o nível atual de 50 a 60 dólares que gostaríamos de manter durante este ano''. Para tentar conter a queda de preços, a Opep concordou no ano passado em reduzir a oferta em 1,2 milhão de barris por dia a partir de 1o de novembro e outros 500 mil barris por dia em 1o de fevereiro deste ano.

O preço do petróleo caiu 5 por cento desde o início do ano, mas se recuperou do recuo gerado por temperaturas quentes que derrubaram o preço em 18 por cento, chegando a atingir 49,90 dólares.

Temperaturas excepcionalmente altas ajudaram a aumentar os estoques no nordeste dos Estados, maior mercado de óleo para aquecimento do mundo, antes de temperaturas frias começarem a consumi-los.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.