Rio (AG) Apontar os melhores do ano passado pode ser uma boa estratégia para prever o que pode dar certo em 2006. Todo fim de ano, a revista norte-americana PC World elege os melhores produtos de software e hardware. Em 2005, não foi diferente. No relatório "Os 100 melhores produtos de 2005" (The 100 Best Products of 2005), a publicação consagra os melhores de uma safra de fantásticas novidades e sacadas sensacionais.
Encabeçando a lista, o Mozilla Firefox, browser desenvolvido pela Fundação Mozilla que já teve mais de 100 milhões de downloads em pouquíssimo tempo de vida a versão 1.0 saiu no dia 9 de novembro de 2004 e se tornou um dos grandes casos de sucesso em software dos últimos tempos. Só para se ter uma idéia: a expectativa em torno do lançamento do Firefox era tão grande que, meros 99 dias após o início da oferta dos downloads, cerca de 25 milhões de pessoas já tinham baixado o programa. Para alegria dos amantes de código aberto, o gerenciador de e-mails Thunderbird conquistou em 28.º lugar.
O segundo lugar foi abocanhado por um craque em empreitadas virtuais: o Gmail (ou Google Mail), que mudou radicalmente o webmail ao oferecer verdadeiros latifúndios virtuais para armazenamento de mensagens. Resultado? Todos os grandes provedores de e-mail foram atrás e passaram a oferecer mais e mais espaço para a troca e armazenamento de mensagens eletrônicas. Atualmente, o Gmail está oferecendo 2 GB, mas o espaço cresce conforme o cliente o utiliza. O programa-mãe da Google, a ferramenta de busca, ainda ficou com o 16.º lugar.
Logo atrás do Gmail ficou o sistema operacional Apple OS X, o Tiger. Quando foi lançado, o sistema foi saudado com festa pelos macmaníacos porque trazia características especiais como a tecnologia de busca Spotlight, que é capaz de achar e organizar qualquer coisa armazenada no disco rígido, além de um revolucionário painel de controle batizado de Dashboard, que a Apple resolveu usar em praticamente todos os produtos a partir de então.
Steve Jobs, o comandante da Apple, tem motivos para comemorar com a lista da PC World. Além do Tiger, a Apple amealhou apenas três outras colocações no rol dos melhores de 2005. Entre os 100 melhores produtos do mundo ficaram o player de mídia iTunes, que levou o 34.º lugar, o Mac Mini, que ficou com o 75.º lugar, e o iPod Photo, que levou o 78.º. A loja de downloads de músicas legais da Apple, a Apple ITunes Music Store, ficou na 86.ª posição.
HD portátil
No "top ten" da lista ainda aparece um HD portátil: o Seagate USB 2.0 Pocket Drive (7.º lugar), um estojinho em que cabe tudo que o dono quiser colocar lá dentro. Outro que ficou bem na fita foi o Treo 650, PDA-celular da PalmOne que, ainda por cima, tem excelentes câmera e bateria. O Skype, software que inaugurou a revolução da telefonia via internet, abocanhou o 8.º lugar. Os motivos? Mais de 100 milhões de downloads, oferta de serviços de ligações internacionais para telefones convencionais (SkypeOut) e o anúncio da entrada no mundo mobile.