O índice Nikkei da bolsa de Tóquio caiu 1,21%, ao pior nível em 26 anos, nesta segunda-feira e outros mercados acionários da Ásia recuaram pressionados por preocupações sobre o destino da General Motors e de bancos norte-americanos.
A queda nos preços das ações, liderada por montadoras e pelo setor financeiro, disparou ganhos do iene e de bônus governamentais. Os preços do petróleo saltou pelo segundo dia, com expectativas de mais cortes na produção da Opep.
O índice TOPIX do Japão caiu ao pior nível em 25 anos durante a sessão enquanto a bolsa de Xangai recuou com investidores realizando lucros depois de um rali de quase 20% este ano.
Números desta segunda-feira mostraram que o Japão sofreu o maior déficit em conta corrente da história em janeiro por conta da queda nas exportações.
O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico copm exceção do Japão operava em queda de 0,81% às 7h43 (horário de Brasília).
A bolsa de SEUL foi na contra-mão da tendência e fechou em alta de 1,6%. Mas uma queda de 24,14% nas ações do HSBC ocorrida antes de uma emissão nesta semana fez a bolsa de Hong Kong despencar 4,84%.
Investidores internacionais seguem persistentes na venda de ações asiáticas, o que é um dos fatores para a desvalorização de moedas regionais.
A bolsa Taiwan caiu 0,55%; Cingapura recuou 3,71%; e Sydney apresentou alta de 0,29%.