A empresa japonesa Toshiba anunciou que vai instalar em Curitiba um polo de produção de equipamentos de transmissão e distribuição de energia. A formalização do investimento foi feita na manhã de ontem pelo diretor-geral de operações internacionais do segmento elétrico da Toshiba, Atsushi Masuda, durante visita ao prefeito Beto Richa.
Em dezembro, a Toshiba comprou a indústria Camargo Corrêa Equipamentos e Sistemas (CCES), localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A companhia era fornecedora de peças para a fábrica de transformadores da Toshiba na cidade de Contagem, em Minas Gerais.
A multinacional não revelou os valores da operação, mas manifestou de forma clara a intenção de ampliar a unidade paranaense. A Toshiba deseja desenvolver novos produtos, visando o setor de transmissão de energia. Com isso, o quadro de trabalhadores da unidade da CIC, hoje composto por 350 funcionários, deve crescer nos próximos meses.
"Havia uma indefinição, com a possibilidade de transferência da unidade para São Paulo ou mesmo para Minas Gerais. Mas pesou a nosso favor a excelente infraestrutura, localização estratégica e qualidade de vida da cidade", afirma o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Juraci Barbosa Sobrinho, que esteve envolvido nas negociações entre a prefeitura e o grupo japonês.
Novos negócios
Visando atrair novos investimentos do grupo, a prefeitura aproveitou a visita dos dirigentes da Toshiba para apresentar detalhes do projeto do Tecnoparque, polo de empresas especializadas em alta tecnologia que deve estar consolidado até 2012. "É o início da construção de um novo processo. Apresentamos um conceito que será avaliado pela empresa. Esperamos no futuro anunciar novos investimentos da Toshiba", afirma Barbosa.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast