A Totvs, empresa brasileira líder na América Latina em desenvolvimento de softwares aplicativos, quer conquistar os demais países que formam os Brics - Rússia, Índia e China - e mais a Austrália. A entrada em países com alto crescimento faz parte da atual fase de internacionalização da companhia, segundo o presidente Laércio Cosentino.
Atualmente, a companhia está presente em quase todos os países da América Latina, além de Portugal e Angola. De acordo com o executivo da companhia, a conquista da Austrália já começou, em uma parceria com a IBM. "Estamos trabalhando para fortalecer nossa presença na América Latina e começando a olhar a Austrália. Temos contrato com a IBM, para o nosso software. Então estamos começando a olhar o outro lado", contou Cosentino. "A gente vem trabalhando fortemente na localização da Austrália".
O presidente da Totvs disse que não está nos planos da empresa entrar em países que enfrentam turbulências na economia, o que resulta em um baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), como tem se visto nos Estados Unidos e na Europa. "Se você fala de economias ditas maduras, você tem crescimento de softwares entre 1% e 3%, 4%. Mas se você pega as economias emergentes, tem um crescimento de 10% a 20%, dependendo do país", disse.
Entre os emergentes na mira da Totvs, a Índia não assusta a companhia brasileira, apesar de ter um mercado de Tecnologia da Informação muito desenvolvido. "(A Índia) Tem uma receita invejável para qualquer país, mas não é no fornecimento de software aplicativo, software finalizado. É na alocação de mão-de-obra para desenvolvimento de código, para que outra empresa junte tudo e faça um produto. Então a gente já mapeou vários mercados, e esses grandes fornecedores de 'out searching' não são competidores da Totvs, que está preparada para fornecer uma solução completa", afirmou Cosentino.
A contratação de Alexandre Dinkelmann, ex-diretor executivo da Brookfield Incorporações, faz parte da fase de internacionalização da Totvs. Dinkelmann assume no próximo dia 17 de outubro como vice-presidente executivo de Estratégia e Finanças e diretor de Relações com Investidores. "A gente não quis só trazer um executivo financeiro para a companhia, mas também um executivo que contribuísse com a Totvs nessa nova fase para transformar a empresa em uma referência global. Ele entra também para contribuir com a expansão da própria companhia", informou Cosentino.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião