A TOTVS, líder brasileira no desenvolvimento de softwares de gestão, anunciou a formação de uma joint venture com a startup especializada em comércio eletrônico VTEX. De olho na demanda pela digitalização de negócios no mercado nacional, o acordo comercial e operacional combina o portfólio das duas companhias para o fornecimento de soluções em e-commerce e integração dos ambientes físico e digital dos clientes.
A união ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), com análise das autoridades concorrenciais do país. Hoje, a TOTVS detém metade do market share brasileiro no fornecimento de soluções para negócios e, a partir da união, passa a distribuir em sua rede própria e franqueada as soluções da VTEX, especializadas em comércio digital, que já tem entre os seus usuários empresas como Walmart, Electrolux, Tok&Stok e Boticário.
O acordo prevê ainda iniciativas para garantir a transferência do conhecimento digital da VTEX para os mais de 30 mil clientes da TOTVS no país e a integração de soluções, com vistas ao aumento da competitividade a partir de uma experiência de uso mais eficiente. Para a base de clientes comuns, o resultado prático do acordo é a simplificação de operações, com centro de suporte único para a gestão empresarial e de digital commerce.
Transação
Junto do acordo de joint venture foi definida a alienação para a VTEX de toda a participação detida pela TOTVS no capital social da Ciashop S.A., braço de e-commerce da companhia. Em fato relevante assinado pelo Diretor de Relações com Investidores, Gilsomar Maia Sebastião, e divulgado pela TOTVS em sua área de Comunicação com o Mercado, a informação é de que os 70,47% do capital social daquela empresa detidos pela TOTVS serão transferidos para a VTEX “pelo montante de R$ 21.175.000,00 (vinte e um milhões cento e setenta e cinco mil reais), sujeito a ajustes, a ser pago no fechamento da transação”. O valor total atribuído à CIASHOP foi de R$ 30.048.966,08, conforme o documento.
Ainda no comunicado, a movimentação é classificada como “passo inicial” na estratégia de fortalecer a empresa como um “parceiro de negócios”, com soluções que viabilizem melhoria na performance de vendas e ampliação das fontes de receita dos clientes.
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