A Toyota vai aumentar o tempo que leva para desenvolver seus veículos em uma média de quatro semanas para assegurar a qualidade após uma série de recalls significativos promovidos pela empresa no mundo. "O rápido crescimento da última década foi muito intenso em algumas áreas para que a companhia acompanhasse", disse o vice-presidente executivo, Takeshi Uchiyamada.Uchiyamada, encarregado pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento, informou que a Toyota designou cerca de 1.000 engenheiros para lidar especificamente com questões de qualidade, de uma equipe total de pesquisa e desenvolvimento de 14 mil.
A qualidade dos carros da Toyota, que já foi um referencial para a indústria, passou por revisão depois que a maior montadora do mundo fez recalls de mais de 10 milhões de veículos no mundo desde o final do ano passado, a maior parte por problemas com aceleração não intencional.
Criticada por parlamentares por ser muito lenta a agir e por falta de atenção às necessidades do consumidores, a Toyota também criou uma equipe com 100 engenheiros independentes para fazer auditoria da qualidade dos veículos da perspectiva dos motoristas, afirmou Uchiyamada.
"Queremos que eles sejam um pouco malvados", brincou o executivo. "É importante para nossos engenheiros olhar para um veículo e ver como os consumidores poderão usá-lo de maneiras que possam não ter sido refletidas em nossos testes", afirmou. Ele acrescentou que o procedimento ajudará a empresa a identificar problemas como tapetes escorregadios antes que os veículos cheguem ao mercado.
As várias iniciativas para melhorar a qualidade vão resultar em um pequeno aumento nos custos de desenvolvimento por veículo no curto prazo, disse Uchiyamada. O tempo médio de desenvolvimento de um veículo no Japão tem sido até agora de cerca de 24 meses, afirmou.
Esta semana, a Toyota anunciou recall de 270 mil carros, a maior parte nos Estados Unidos e da marca de luxo Lexus, para reparo de um potencial problema no motor. No último dia 26, a montadora já havia convocado 17 mil proprietários de Lexus nos EUA por detectar vazamento de gasolina durante testes de colisão.