O recall do modelo Corolla, da montadora Toyota, vai envolver 107 mil veículos da marca fabricados no Brasil a partir de abril de 2008, nas versões Altis, XEi 2.0; XEi, SE-G, XLi e GLi 1.8; e XLi 1.6. A convocação foi feita devido à falha na fixação do tapete, que pode prender no acelerador, ou pelo uso do produto não original, incompatível com o projeto do carro por não ter presilhas.
A convocação, que será feita em duas etapas, teve início ontem. Na primeira fase, a empresa vai apenas verificar se o consumidor tem o tapete genuíno no veículo e, caso não possua, ele receberá esclarecimento sobre a importância de sua utilização. Até agora, o item era opcional, com custo médio de R$ 160 na rede de concessionárias. Na segunda fase, ainda sem data definida, os tapetes não genuínos serão substituídos pelos originais.
O primeiro dia de recall não provocou grande alteração no movimento das concessionárias da marca em Curitiba. O gerente de pós-venda da Toyota Sulpar, Lázaro Cristiano Branco da Cunha, diz que recebeu várias ligações de clientes com pedidos de informações, mas que a procura pela vistoria ainda é pequena. "De qualquer forma, todos os veículos do modelo [Corolla] que passam pela concessionária, independentemente do motivo, passam pela checagem do sistema de tapetes", garante.
Serviço
Concessionárias da Toyota em Curitiba:
Sulpar
Av. Mal. Floriano Peixoto, 5100 - Hauer
Fone: (41) 3017-1115
Espaço Motors
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 30 Campina do Siqueira
Fone: (41) 3021.2700