A Toyota inaugurou ontem, em Sorocaba, São Paulo, sua terceira fábrica no Brasil. A partir de setembro, a unidade vai produzir o primeiro compacto da marca japonesa, o Etios, nas versões hatch e sedã. Foram investidos US$ 600 milhões na planta, que emprega 1.500 pessoas e vai produzir, num primeiro momento 70 mil veículos por ano. Mas a fábrica pode chegar a uma produção anual de 400 mil unidades.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participaram da cerimônia e assinaram, com o presidente da Toyota, Akio Toyoda, o protocolo de intenções para a construção da fábrica de motores em Porto Feliz (SP). O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2015. Lá serão produzidos 200 mil motores por ano para o Etios e para o Corolla.
Atualmente, a Toyota tem cerca de 12% de participação no mercado brasileiro de automóveis. A empresa japonesa não informa quanto pretende crescer, mas deverá expandir sua participação a partir da chegada do Etios nas concessionárias. Esse segmento de compactos, onde a Toyota ainda não estava presente, responde por 62% do mercado brasileiro.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast