Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Japão

Toyota sofre 1.º prejuízo trimestral em dois anos por terremoto

A Toyota sofreu o primeiro prejuízo trimestral em dois anos depois que o terremoto seguido por tsunami de 11 de março praticamente interrompeu a produção da companhia, que alertou que o fortalecimento do iene está prejudicando a concorrência com rivais sul-coreanos.

A montadora japonesa teve prejuízo operacional de 108 bilhões de ienes (1,4 bilhão de dólares) no trimestre passado, ante expectativa do mercado de perda de 190 bilhões e lucro de 211,7 bilhões de ienes um ano antes.

Em termos de lucro líquido, a companhia teve ganho de 1,2 bilhão de ienes, derretendo o resultado positivo de 190,5 bilhões um ano antes. A receita tombou 29 por cento, para 3,44 trilhões de ienes.

As limitações de oferta de peças decorrente do desastre no Japão diminuíram mais rápido que o esperado inicialmente e a Toyota informou que a produção sem restrições vai ser retomada em setembro, cerca de dois meses antes do previsto.

Por meio de horas e turnos extras, a Toyota planeja montar 7,72 milhões de veículos neste ano fiscal, ou 330 mil unidades a mais que o estimado em junho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.