Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
balanço

Toyota tem lucro maior e eleva estimativas mesmo com recall

A Toyota Motor afirmou que seu maior recall poderá lhe custar até 2 bilhões de dólares neste trimestre, mas elevou sua perspectiva para o ano fiscal que termina em março, após superar as estimativas do terceiro trimestre.

O recall de mais de 8 milhões de veículos devido a problemas no acelerador de veículos afetou as ações da montadora, sua reputação e ofuscou o que seria até poucas semanas atrás uma história de melhora nos resultados.

Com menos de dois meses para o fim do ano fiscal, a Toyota reduziu sua estimativa de prejuízo operacional para 20 bilhões de ienes (220 milhões de dólares), contra uma previsão anterior de 350 bilhões de ienes.

A estimativa de analistas era de prejuízo de 38 bilhões de ienes, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

"Há mais dúvidas sobre a capacidade da Toyota de assegurar aos clientes a qualidade de seus carros", afirmou o gestor do fundo de equity HSBC GIF, em Hong Kong, Benedicte Mougeot. "Levando em conta que eles aumentaram o risco e reduziram a lucratividade, estaremos revisando nosso investimento."

A montadora japonesa afirmou que as novas estimativas para o atual ano fiscal levam em conta 100 bilhões de ienes em custos separados para o recall e outros 70 a 80 bilhões de ienes de perdas em vendas.

No período de outubro a dezembro, a empresa teve um lucro operacional de 189 bilhões de ienes, facilmente superando a estimativa de 99 bilhões de ienes de analistas, conforme a Thomson Reuters I/B/E/S. Foi o melhor lucro da montadora em seis trimestres.

A empresa elevou as estimativas de vendas globais para 7,18 milhões de veículos para este ano fiscal, de 7,03 milhões, e ainda ampliou a quantia de dinheiro que espera economizar com as medidas emergenciais tomadas no início do ano fiscal para 1,59 trilhão de ienes, ante 1,25 trilhão de ienes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.