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Toyota ultrapassa GM e se torna líder mundial no setor automotivo

A Toyota se transformou no líder mundial do setor automotivo após superar em vendas, entre janeiro e março deste ano, a gigante americana General Motors (GM), pela primeira vez na história da empresa japonesa.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira, os resultados da Toyota nos mercados mundiais permitiram ultrapassar a até agora hegemônica GM nas vendas de automóveis no primeiro trimestre de 2007.

A Toyota superou os registros de vendas da empresa americana em nível mundial, entre janeiro e março de 2007, em 88 mil unidades, ao vender 2.348.000 automóveis contra os 2.260.000 da GM.

O número, insignificante diante das vendas totais das duas empresas, representa, no entanto, um marco para uma indústria dominada desde as origens por fabricantes americanos, embora tenha sido analisada com certo distanciamento pela Toyota.

— Ser a primeira empresa mundial do setor automotivo em vendas não é o mais importante para nós; o que pretendemos é ser os líderes mundiais em qualidade e não tanto em quantidade — disse o porta-voz da Toyota, Paul Norasco.

A empresa japonesa conseguiu a liderança mundial mesmo depois que a GM durante o mesmo período e apesar de estar afetada por uma longa crise, bateu seu recorde de vendas globais entre janeiro e março.

Para Norasco, "os números do último trimestre refletem que nossos veículos estão sendo valorizados pelos clientes, e é nessa linha que queremos continuar".

Esperava-se há meses que a Toyota, há muito tempo superada pela empresa americana e com uma capitalização muito maior que a da GM com quase US$ 250 bilhões, a ultrapassasse também em produção e vendas.

Os analistas estimam que a liderança obtida pela Toyota não será passageira e acreditam que a empresa encerrará o ano com o primeiro lugar mundial em vendas, segundo a agência "Kyodo".

A situação econômica internacional, com elevados preços de combustível e um iene barato em relação ao euro e ao dólar, favorece a empresa japonesa, que teve um aumento nas vendas no exterior graças a competitividade no preço e modelos de consumo mais eficiente.

No entanto, as vendas da Toyota no Japão caíram durante o primeiro trimestre de 2007 em 5,1%, devido, em grande parte, a fraca demanda interna que prejudica todas as empresas do setor no país.

Em termos de produção, a empresa fabricou entre janeiro e março 2.367.286 unidades, 2,6% a mais que no mesmo período do ano anterior, e tudo indica que o número de veículos produzidos continuará aumentando durante este ano.

Em 2007, a Toyota planeja adotar um sistema de produção mundial capaz de encaixar até oito modelos e produzir um carro completo a cada 50 segundos, contra os atuais 60 segundos, o que representará uma melhora de 20%.

Por enquanto, os números da empresa para o ano fiscal 2006 (finalizado em 31 de março) são recordes e os lucros, que deverão ser divulgados em 9 de maio, prometem ser históricos.

A companhia japonesa anunciou nesta segunda-feira que durante esse período superou os registros de produção de veículos pelo quinto ano consecutivo e fabricou um total de 9.076.968 unidades no mundo todo, 7,3% a mais que durante o ano de 2005.

Além disso, as exportações da Toyota confirmaram também a ascenção iniciada em 2001, aumentando 22,8% em relação ao ano anterior, com 2.795.848 unidades.

Dentro das diferentes marcas da multinacional japonesa (Toyota, Daihatsu e Hino), a fabricante de mini veículos Daihatsu foi a que mais cresceu em produção total, 11,5%, contra 7% da Toyota, e uma queda de 0,5% da filial de ônibus e caminhões Hino.

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