Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PAC

Trabalhador poderá investir até 10% do FGTS em novo fundo

O Senado aprovou na noite de terça-feira (29) a medida provisória que destina recursos do FGTS para obras de infra-estrutura (energia, estradas, ferrovias, portos e saneamento). Ela faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Pela nova regra, os trabalhadores poderão aplicar até 10% do seu FGTS em um fundo de investimentos que será criado para injetar dinheiro nessas obras. Como incentivo, haverá isenção de Imposto de Renda sobre os lucros.

Além disso, serão transferidos R$ 5 bilhões do patrimônio do FGTS de todos os trabalhadores para o mesmo fundo. Mais recursos poderão ser aplicados posteriormente, até o limite de 80% do patrimônio líquido do FGTS no final de 2006 (R$ 16,7 bilhões).

O dinheiro transferido automaticamente para o fundo contará com a garantia dada pelo governo federal. Haverá rentabilidade mínima de 3% ao ano, mais TR, a mesma remuneração das contas vinculadas ao FGTS. Já os recursos aplicados por escolha do trabalhador não terão a mesma proteção.

A decisão de criar o fundo com o dinheiro do FGTS para ajudar no programa anunciado pelo governo no início do ano depende agora somente da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.