Descontentes com a proposta das empresas aéreas de reajuste salarial, trabalhadores da aviação civil planejam protestos em aeroportos do país às vésperas do Natal.
As manifestações irão ocorrer a partir de segunda-feira (22), informou a Fentac/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT).
Segundo a entidade, não se trata de um movimento de paralisação dos aeroportos. Mas não estão descartadas paralisações "relâmpago", como a que ocorreu no Santos Dumont, no Centro do Rio, na segunda-feira (15).No aeroporto carioca, os funcionários pararam as atividades por 90 minutos.
A federação ainda não sabe informar quais aeroportos serão alvo dos protestos. Em nota, afirmou que "toda sua base" está mobilizada e os locais serão divulgados apenas na segunda-feira (22) pela manhã.
São filiados aos sindicatos da federação cerca de 70 mil aeroviários (funcionários de operação e atendimento aos passageiros nos aeroportos) e aeronautas (pilotos, co-pilotos, comissários de bordo).
A base da Fentac é composta pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários e pelos sindicatos regionais dos Aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas e Recife.
Campanha Salarial
Os trabalhadores pedem 11% de aumento salarial e que o mesmo índice seja aplicado ao valor dos benefícios, como vale-refeição e cesta básica.
De acordo com a Fentac, na última rodada de negociação, o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) propôs aumento de 6,33%.
A reportagem não conseguiu contato com o SNEA nem com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
Prisão de Daniel Silveira contrasta com política do CNJ que relaxou saidinha em SP
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast