Detran aumenta prazos por causa da greve
O prazo de pagamento do licenciamento anual de veículos que venceria em setembro foi prorrogado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). A medida foi motivada pela greve dos bancários.
Além disso, é possível solicitar novo prazo caso o período de pagamento de multas de trãnsito com desconto de 20% se encerrar durante o período de greve.
Assembleias em todo o país avaliam, nestas quinta e sexta-feira, a contraproposta que será enviada ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), que intermedia as negociações com a direção dos Correios. No Paraná, a categoria se reuniu na tarde desta quinta (24) e aprovou os itens contidos no documento enviado aos sindicatos pela Fentect, com alguns adendos. A expectativa é de que as decisões de todo o país sejam analisadas e reunidas em um só documento, que será encaminhado ao TST no fim da tarde de sexta ou no início da semana que vem.
A decisão tomada pelos grevistas no Paraná inclui aumento linear de R$ 150, reajuste salarial de 10% extensivo aos benefícios, pagamento de auxílio-creche a todos os funcionários. Eles propõem, também, dois pontos que não foram abordados na contraproposta elaborada pela Fentect: jornada de trabalho de atendentes reduzida a 30 horas semanais, sem redução salarial, e manutenção das outras cláusulas reivindicatórias entregues aos Correios.
Por meio de nota enviada na tarde desta quinta, os Correios informaram que as diretorias regionais do órgão estão entrando em contato com os sindicatos de trabalhadores em todo o país. Não há, porém, indicativo de que haja uma nova proposta aos grevistas. A proposta inicial é de reajuste de 8% nos salários e vale-extra no valor de R$ 650,65 em dezembro, além de outros benefícios.
70% das agências bancárias fecharam nesta quinta
Uma semana depois do início da greve dos bancários, o número de agências bancárias fechadas em Curitiba já é maior do que no último dia de greve do ano passado. Segundo a estimativa do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, 378 agências não abriram nesta quinta (26), o que representa cerca de 70% do total. No ano passado, no último dia de greve (em 25 de setembro), eram 338 fechadas.
O número de agências fechadas em todo o Paraná também é alto: 1.133 unidades não abriram as portas, em um universo de 1.591. Isso corresponde a 71% do total. Não há sinal de que a greve seja encerrada tão cedo, já que, de acordo com o sindicato, a Fenaban ainda não encaminhou nova proposta aos grevistas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast