Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), apesar de oferecerem 88,3% dos empregos formais do país, apenas 20% dos jovens têm interesse em trabalhar ou estagiar em pequenas empresas.
O estudo foi desenvolvido entre os dias 20 e 31 de janeiro, com 17.819 jovens entre 15 e 26 anos, e mostrou que mais de 58,9% dos entrevistados preferem uma colocação em grande empresa ou multinacional.
"Muitos estudantes sonham com altos cargos e salários, por isso almejam atuar em famosas organizações. Não à toa, a escolha por 'Grande empresa' foi a mais desejada, com 34,4%, seguida por 'Multinacionais', com 24,5%", explica, em nota, Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube.
Segundo ela, é preciso ficar atento, pois focar apenas nesse tipo de companhia pode ocasionar a perda de grandes chances em outros empreendimentos.
Em terceiro lugar, ficou "Órgãos públicos", com 21,06%. Segundo Gonçalves, esse é um tipo de trabalho que exige empenho e tem vagas boas, apesar da falta de mão de obra qualificada.
As pequenas empresas figuraram como última opção, com 20,01% da preferência dos entrevistados.
Para Gonçalves, quando o profissional mostra um bom desempenho, a retenção dos colaboradores em pequenas empresas é mais viável, e a competitividade também é menor. "Começar pela média e pequena empresa prepara para novos desafios."
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast