Com o encerramento da greve dos fiscais agropecuários, o ministro da Agricultura e Abastecimento, Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho, acredita que a fiscalização voltará ao normal ainda neste final de semana. "Vai estar tudo normalizado até domingo, não se preocupe", disse durante visita a Agroleite, em Castro. A Advocacia Geral da União (AGU) pediu a nulidade da paralisação e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o pedido, determinando o retorno dos fiscais ao trabalho. "Eu, como ministro, não vou deixar ter problema para a economia brasileira", comentou.
Durante visita a Agroleite nesta sexta-feira (10), o ministro comentou que a crise nos frigoríficos de aves já está na pauta de discussões do Ministério, porém, não adiantou nenhum plano de atendimento ao setor. "Nós estamos atentos a esta situação, essas demandas estão sendo controladas pelo Ministério", disse.
Os avicultores esperam uma resposta tal qual a dada aos suinocultores. Sobre o setor, o ministro comentou que respondeu aos anseios da categoria. "Mais do que isso é impossível, o preço já está reagindo, abrimos uma linha inédita para permitir que o mercado comprasse antecipadamente para o Natal para escoar a produção", afirmou Mendes Ribeiro.
Ainda conforme o ministro, o governo brasileiro procura novos mercados para os suinocultores. "Eu fui até a Albânia para colocar um pouquinho do nosso suíno lá", acrescenta. Diante do embargo russo, Mendes Ribeiro lembra que ocorreram esforços para a abertura de novos mercados, porém, os preços oferecidos pelos russos ainda são melhores. "Todo o mercado foi substituído por outros países, o que acontece é que o preço dos russos é melhor", comentou.
Em referência aos avicultores, o ministro também sugere a abertura de outros mercados consumidores para alavancar a demanda. "Nós fizemos tudo o que tínhamos para fazer, avançamos em todas as áreas e continuamos avançando e vamos ter clareza em nosso procedimento, inclusive tendo novos mercados", informa. Mendes Ribeiro não descarta a possibilidade de fechamento de frigoríficos de aves diante do contexto atual. "Você termina com um namoro e sai de um casamento, às vezes, que não espera terminar. Mas, a tendência é que continue namorando e continue casando. Nós estamos fazendo o possível para fortalecermos a nossa economia e a nossa produção", afirma.
Safra
Depois de anunciar o resultado da safra de grãos 2011/2012, que atingiu 165,9 milhões de toneladas, o ministro da Agricultura e Abastecimento, Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho, em passagem pelo Paraná nesta sexta-feira (10), elevou a estimativa para a próxima safra. "Vamos chegar nos 200 milhões de toneladas de grãos. Esse é o número que eu acho que é possível pela força e a capacidade do produtor brasileiro", argumentou.
Mendes Ribeiro adiantou algumas políticas em desenvolvimento no Ministério, como o incentivo ao armazenamento e à irrigação. "Não vamos ter problema de produto a céu aberto, vamos fazer uma política de armazenamento. Tivemos uma safra histórica mesmo com a seca. Mas, isso é falta de planejamento no que diz respeito à irrigação. Vamos permitir que o produtor tenha acesso a programas de irrigação", comentou.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast