O número de pessoas que trabalham por conta própria teve um crescimento de 4,2% no segundo trimestre de 2021.| Foto: IBGE/Divulgação
Ouça este conteúdo

O número de pessoas que trabalham por conta própria teve um crescimento de 4,2% no segundo trimestre de 2021, em comparação com o trimestre anterior e chegou a 24,8 milhões, segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira (31). Segundo o instituto, em um ano esse contingente avançou 3,2 milhões, alta de 14,7%. De acordo com o órgão, 52,2% da alta mensal e 62,7% dessa alta na comparação anual vieram do aumento de trabalhadores por conta própria sem CNPJ.

CARREGANDO :)

O aumento da ocupação por conta própria no segundo trimestre foi gerado, principalmente, por atividades relacionadas à alojamento e alimentação (9,1%), construção (5,7%), serviços domésticos (4,0%) e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (3,8%).

“Alojamento e alimentação, que inclui restaurantes e hotéis, avançaram 7,7% na comparação anual, primeiro crescimento depois de quatro trimestres de quedas. Esse avanço, porém, não faz a atividade voltar ao patamar pré-pandemia, mas é um movimento de leve recuperação, depois de registrar a segunda maior perda de trabalhadores em 2020, atrás do serviço doméstico”, afirmou a analista da  pesquisa Adriana Beringuy.

Publicidade