O pior acidente da história da aviação brasileira deixou suas marcas no Second Life. Uma espécie de memorial para homenagear as 200 vítimas da tragédia com o vôo 3054, no Aeroporto de Congonhas, foi construído ao lado da sede virtual da TAM. O local, na Ilha Berrini, é um jardinete com flores, velas e placas de condolências. "Aos familiares das vítimas, paz neste momento de dor", diz uma delas.
Além das placas, uma lápide faz referência à tragédia, com a inscrição "Acidente em Congonhas São Paulo, Brasil 17/07/2007". O espaço foi criado na quinta-feira passada pela empresa de soluções digitais Cafeína Estúdio Criativo, responsável pela arquitetura da TAM no metaverso. Dentro da sede virtual da companhia aérea, há ainda painéis com informações sobre o acidente e links que levam ao site da TAM. Os painéis estão escritos em português e inglês.
Protestos
No fim da semana, o desastre motivou também um protesto de avatares na Ilha Brasil Porto Alegre. Ali, foram distribuídas camisas pretas em sinal de luto pelas vítimas do acidente aéreo. Os avatares também fizeram um protesto contra a falta de interesse dos políticos em solucionar a crise no tráfego aéreo e nos aeroportos brasileiros. Usuários indignados com a situação levantaram banners e participaram de um debate no evento.