Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Frustração

Trajetória curta e mal-sucedida

A Chrysler chegou ao Brasil em 1967, adquirindo o controle da francesa Simca, que tinha fábrica em São Bernardo do Campo. Nos anos seguintes ela deu início à produção da marca Dodge, com os modelos Dart e Polara. No início da década de 80, a Chrysler fechou fábricas em vários em países, inclusive no Brasil, onde vendeu a fábrica para a Volkswagen. Em 1998, a Chrysler abriu nova fábrica no Paraná, aproveitando os benefícios fiscais concedidos pelo governo estadual. Foram investidos cerca de US$ 300 milhões na unidade em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. A fábrica produzia a caminhonete Dakota e empregava 250 funcionários. A capacidade da fábrica era para até 18 mil veículos por ano, mas a média foi de 3,5 mil. Em setembro de 2001, quando encerrou as atividades, a produção estava suspensa havia cinco meses. A companhia pagou R$ 110 milhões aos cofres estaduais pelos benefícios concedidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros