Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
WAN-IFRA

Transformação digital da Gazeta do Povo é case em encontro mundial de jornais

 | André Rodrigues/Gazeta do Povo
(Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo)

Há pouco mais de um ano, no dia 31 de maio de 2017, a Gazeta do Povo distribuía nas bancas a última edição de seu jornal impresso diário. A partir dali, o jornal passou a investir prioritariamente no digital, mantendo uma edição impressa semanalmente, lançada aos finais de semana.

A influência da tecnologia na maneira de se fazer jornalismo e propagar notícias é destaque no encontro anual da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA, em inglês), que ocorre em Cascais, Portugal. A Gazeta do Povo irá compartilhar, com importantes nomes da mídia de todo o mundo, a experiência de tomar esta decisão, enquanto maior jornal do estado do Paraná.

A estratégia adotada foi a “mobile first ”, que tem como foco principal os dispositivos móveis como tablets e smartphones, proporcionando ao leitor uma navegação mais intuitiva e personalizada por meio dos aplicativos do jornal. O site do jornal também foi reformulado, novos colunistas de peso se juntaram ao time de jornalistas, e a variedade de formatos de notícia aumentou, passando a contar, por exemplo, com podcasts e transmissões ao vivo pelas redes sociais.

O CEO do GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação, Guilherme Döring Cunha Pereira fala nesta sexta-feira (08), no debate “Bold transformation: lessons from Brazil”, em português “Transformações corajosas: lições do Brasil”. Participa do mesmo painel o editor-chefe do O Globo, Alan Gripp, e a mediação é da portuguesa Cristina Soares, do jornal Público.

Mudança estratégica

Num momento em que as novas tecnologias colocam à prova o fôlego de veículos tradicionais de comunicação, pensar em um novo modelo de jornalismo e de negócio é preciso. Isso já era assunto de debates pelo mundo e pelo Brasil, e a Gazeta foi o primeiro grande veículo nacional a de fato dar este passo, explica o diretor de redação, Leonardo Mendes Junior.

“Desde que anunciamos a mudança, o Brasil e o mundo está nos olhando com muita atenção e curiosidade. Querem saber como foi a tomada de decisão, como nos preparamos e como está o andamento do projeto”, conta Mendes. Para ele, o convite para contar o case da empresa no WAN-IFRA é a comprovação disso.

Neste um ano de estratégia digital, a Gazeta do Povo bateu sucessivos recordes de audiência. A marca mais recente foi atingida no mês de maio: 16,1 milhões de browsers únicos, ou seja, de diferentes dispositivos (computadores, smartphones, tablets) que acessaram o jornal pela internet.

No ano de 2017, o jornal registrou uma média de 9,9 milhões de browsers por mês. Um crescimento de 43% em relação à média do ano anterior (2016). Os números consolidaram a Gazeta do Povo, ainda no ano passado, como um dos quatro principais Quality Papers do Brasil, categoria que engloba veículos que priorizam coberturas jornalísticas aprofundadas, sem foco no “popularesco”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.