A Rede Paranaense de Comunicação (RPC) começa a apresentar hoje, em Curitiba, o sistema de transmissão de TV Digital, cujo padrão foi decidido pelo governo federal no final de junho. A apresentação ocorre até o dia 24 de setembro através de uma estrutura montada no shopping Crystal.

CARREGANDO :)

A transmissão de TV Digital deve revolucionar os padrões de televisão já conhecidos, também por permitir portabilidade e mobilidade aos telespectadores. Será possível assistir aos programas em aparelhos de mão, que possivelmente agregarão também a função de telefone celular. Além disso, poderão ser utilizados televisores em carros, ônibus e outros meios de transporte.

O novo modelo vai ainda proporcionar uma melhora significativa na nitidez da imagem. Pequenos detalhes, como as folhas de uma árvore, serão visíveis. Ao contrário da TV convencional, em que este tipo de detalhe é visto quase como uma massa contínua, na tv de alta definição ele será percebido individualmente.

Publicidade

A alta definição (HDTV) causa também uma sensação de profundidade muito maior às cenas. O ganho de qualidade é melhor percebido em imagens de natureza, com vários planos, ou nos estádios de futebol, com o campo, o jogador com a bola em primeiro plano e a torcida na arquibancada em segundo plano.

As transmissões de televisão digital ainda dependem da conclusão de trabalhos sobre o padrão, cujos relatórios devem estar prontos em três meses. A previsão é de que no segundo semestre de 2007 a TV digital aberta já esteja no ar em São Paulo. Em Curitiba, a expectativa é que a RPC instale seu sistema digital no primeiro semestre de 2008.