O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner, afirmou nesta terça-feira (9) que, com o aval da presidente Dilma Rousseff, as empresas transmissoras de energia elétrica deverão realizar um pente-fino em todo seu sistema para evitar ocorrência de novas falhas no fornecimento. "Ela pediu que a gente acompanhasse muito de perto isso, para garantir que não haja a repetição desse tipo de coisa [apagões]", disse.
De acordo com o diretor-geral da agência reguladora, durante a reunião com a presidente na última sexta, a presidente foi informada, com detalhes, sobre os últimos problemas enfrentados pelo setor.
Ela também foi avisada que haveria reforço na fiscalização dos sistemas das empresas, como forma de prevenir novos casos de falta de energia.
"Como as falha ocorreram no sistema de transmissão, estamos definindo cronograma apertado para que todas as empresas transmissoras façam um pente-fino em seus sistemas e evitem a ocorrência de novos erros", disse Hubner.
Faz parte do roteiro de acompanhamento das empresas transmissoras uma posterior verificação dos trabalhos pela própria Aneel.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast