As brasileiras Nubank, GuiaBolso e Geru estão entre as 100 fintechs mais inovadoras do mundo. A conclusão é do relatório Fintech100, elaborado pela KPMB e H2 Ventures e divulgado no final de outubro. É a terceira edição consecutiva em que o Nubank figura na lista e a melhor colocação, em sétimo lugar.
O estudo estabelece as 50 empresas melhores classificadas em itens como capacidade de inovação, captação de recursos, tamanho, área de atuação e poder de influência. As 50 restantes são caracterizadas como fintechs “emergentes”, selecionadas a partir de sua tecnologia de inovação e novos modelos de negócios adotados.
LEIA TAMBÉM: Gestora e veteranos da Microsoft e Linkedin lançam fundo capaz de acelerar criação de novos unicórnios
Na primeira metade do relatório, o destaque vai para o Nubank, que alcançou a sétima colocação entre as companhias mais inovadoras. Esta é a terceira vez que a startup aparece no ranking — no ano passado ficou na 12.ª posição.
Nos últimos cinco anos, o Nubank já emitiu cinco milhões de cartões de crédito sem taxa, o que posiciona a empresa como uma das cinco maiores emissoras de cartões de crédito no Brasil.
Também listada como empresa já consolidada no mercado, a GuiaBolso, com 3,5 milhões de clientes ficou na 46ª posição em 2018, subindo duas posições. Também é a terceira vez do GuiaBolso, a segunda em que a fintech aparece no grupo das 50 primeiras.
Já a Geru, fintech especializada em empréstimos pessoais, apareceu pela primeira vez no relatório, figurando no grupo de fintechs emergentes em 77.º lugar.
Elaborado pela consultoria KPMG e pela H2 Ventures, o ranking anual Fintech100 reuniu as fintechs mais inovadoras do planeta. Os Estados Unidos continuam liderando a lista no número total de fintechs, com 18 listadas, mas a China aparece na liderança do ranking com a Ant Financial (considerada a maior fintech do mundo) pelo terceiro ano consecutivo e é o país com mais startups no top 10 — quatro delas.
Confira o top 10 de fintechs em 2018
10. Lufax (China)
9. Atom Bank (Reino Unido)
8. Robinhood (Estados Unidos)
7. Nubank (Brasil)
6. Oscar Health (Estados Unidos)
5. SoFi (Estados Unidos)
4. Du Xiaoman Financial (China)
3. Grab (Cingapura)
2. JD Finance (China)
1. Ant Financial (China)
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast