O Banco Central Europeu (BCE) decidirá se irá comprar títulos do governo italiano para tentar evitar a expansão da crise de dívida na zona do euro em uma teleconferência definitiva na noite deste domingo, segundo fontes da instituição.
O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, quer que o conselho administrativo da instituição tome uma decisão final quanto à compra dos papéis após o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, ter anunciado novas medidas na sexta-feira para acelerar a redução do deficit e antecipar reformas econômicas, disse uma das fontes.
Outra fonte afirmou que o conselho deve discutir também possíveis medidas de liquidez de emergência para evitar o congelamento dos mercados financeiros.
"Trichet quer que o conselho tome a decisão final quanto à compra de títulos italianos. Se o conselho concordar, o Eurosystem começará na segunda-feira", disse a fonte.
O Eurosystem reúne o BCE e os bancos centrais dos 17 países que formam a zona do euro. Não ficou claro se o BCE divulgará comunicado após a reunião, segundo uma das fontes.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast