Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Exceção

Tritec vai bem, por enquanto

Ao menos uma empresa do pólo automotivo paranaense tem comemorado bons resultados em 2006, mas não sem uma boa dose de turbulências: a Tritec Motors, fabricante de motores de Campo Largo. Controlada pelas multinacionais BMW e DaimlerChrysler, a empresa se viu em meio a uma onda de boatos nos primeiros meses do ano, quando os chineses da montadora Lifan anunciaram a intenção de comprar a fábrica e transferi-la para a China – criando um clima de insegurança entre seus 430 funcionários. Logo depois, fontes de duas montadoras russas disseram ter interesse em adquirir a Tritec. O que houve até agora foi uma visita de técnicos russos à fábrica, interessados na compra de motores. Oficialmente não há nada fechado.

Mas a Tritec está ansiosa por novos clientes. A BMW, acionista e compradora de mais da metade da produção, vai sair do negócio em 2007, quando termina o contrato para o fornecimento dos motores do Mini Cooper que a montadora produz na Inglaterra. Os demais clientes são a norte-americana Chrysler e as chinesas Lifan e Chery. Em 2007, a empresa começa a vender para seu primeiro cliente nacional, a montadora carioca Óbvio, que montará 50 mil carros por ano. Estima-se que a Tritec produza entre 140 mil e 150 mil motores por ano. Por enquanto, a empresa vai bem nas exportações: o volume vendido cresceu 45% de janeiro a junho, chegando a US$ 183,2 milhões e garantindo à Tritec um inédito terceiro lugar no ranking de exportadoras do estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.