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Fornecimento de água

Troca de relógio duplicou a conta, dizem consumidores

A consumidora Irene Loginski: consumo cresceu 114% depois que o novo hidrômetro foi instalado em sua casa. | Priscila Forone/Gazeta do Povo
A consumidora Irene Loginski: consumo cresceu 114% depois que o novo hidrômetro foi instalado em sua casa. (Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo)

É difícil fazer a comerciária Irene Loginski parar de falar quando o assunto é a conta de água do último mês, tamanha a sua indignação. Moradora da Cidade Industrial de Curitiba, Irene costumava gastar cerca de 7 metros cúbicos de água por mês, o que lhe custava R$ 30. Em agosto, foi surpreendida com uma conta de R$ 52, e um aumento de 114% no consumo. Para ela, a explicação é uma só: a troca do hidrômetro – popularmente chamado de "relógio" – pela Sanepar, em agosto. "Não mudamos em nada o consumo, não tem vazamento; como é que veio esse valor?", questiona.

Assim como Irene, outras 24 mil pessoas em Curitiba e região tiveram seus hidrômetros trocados neste ano, e qualquer diferença no consumo, alerta o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), dificilmente pode ser condenada: os antigos equipamentos é que, na maioria dos casos, marcavam menos do que a água de fato consumida.

"Essa é uma ocorrência bem normal", explica o chefe da divisão de volumes do Ipem-PR, Gilberto Chycziy. Dezenas de reclamações sobre hidrômetros já foram registradas no órgão – mas a maioria dos equipamentos, segundo ele, não apresentava problemas de medição. "Quando estão há muito tempo em uso, os hidrômetros acabam beneficiando o consumidor. Eles têm um eixo central na turbina que se desgasta; o atrito aumenta e o equipamento trabalha com mais dificuldade. Quando ele é trocado, aí sim aponta exatamente o volume que está passando e o contribuinte se assusta, porque passa a pagar o que realmente deve."

O susto tomado por Irene também acometeu o aposentado Nelson Suardi, morador do Sítio Cercado. Ele gastava cerca de 10 metros cúbicos de água por mês. Após a troca do relógio, em junho, o consumo indicado na conta mais que duplicou, e o valor pago por mês passou de R$ 30 para R$ 80. "Eu não sou de gastar muita água. Eu ainda fecho o registro à noite para não dar vazamento e agora vem esse absurdo", reclama ele.

Vistorias

Tanto Irene quanto Suardi recorreram à Sanepar para que seus hidrômetros fossem verificados, mas nenhuma das vistorias encontrou algum tipo de problema nos equipamentos e tampouco vazamentos na tubulação das residências. Ainda assim contrariados, os consumidores foram ao Procon-PR para registrar sua reclamação, e devem ter uma audiência com a empresa ainda neste mês.

Irene diz que, há menos de um ano, uma equipe da Sanepar realizou uma aferição em seu hidrômetro e não encontrou nada de errado no funcionamento. "Eu fiz até um teste de noite com o registro fechado e o ponteiro continuava rodando! O presidente da Sanepar diz na televisão que não vai haver aumento na tarifa, mas aí eles trocam o relógio por um mais ligeiro. Achei a maior demagogia", reclama Irene.

Ação preventiva

Segundo a Sanepar, a troca dos hidrômetros faz parte de uma ação preventiva da companhia, que substitui todos os equipamentos com mais de oito anos de uso, como era o caso dos de Irene e Suardi. A empresa também esclarece que qualquer consumidor que tiver dúvidas ou quiser uma análise do equipamento pode entrar em contato com os serviços de atendimento ao cliente da Sanepar (veja os telefones abaixo). A assessoria de imprensa da companhia, no entanto, alerta que, caso seja acusado que o hidrômetro não tem defeitos, o serviço de vistoria será cobrado na próxima fatura.

Ipem

Outra alternativa para os consumidores que acreditam que o equipamento possa estar com defeito e que já fizeram as verificações da Sanepar é recorrer à vistoria do Ipem-PR, que, até o momento, é gratuita e pode ser acompanhada pelo próprio cliente. O teste leva de cinco a sete dias para ser concluído. Para o diretor técnico do Ipem-PR, Shiniti Honda, no entanto, só vale a pena recorrer ao órgão quando houver absoluta certeza de que há algo errado no equipamento: "Em 99,9% dos casos que analisamos, o problema está nos vazamentos".

Serviço

O contato com a Sanepar pode ser feito pelo telefone 115 ou pelo site www.sanepar.com.br. Já os telefones do Ipem-PR são 0800 645 0102 ou (41) 3251-2200. A vistoria deve ser solicitada na ouvidoria da instituição.

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