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Varejo

Trufas de R$ 0,99 deflagram guerra das chocolaterias

Criada há dois anos, a Brasil Cacau abre, em média, uma filial por semana... | Gilberto Abelha/ JL
Criada há dois anos, a Brasil Cacau abre, em média, uma filial por semana... (Foto: Gilberto Abelha/ JL)
...mas está bem atrás da Cacau Show, que deve fechar o ano com 1,2 mil lojas |

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...mas está bem atrás da Cacau Show, que deve fechar o ano com 1,2 mil lojas

Londrina - Novas estratégias das chocolaterias esquentaram a disputa pelo filão que mais cresce no mercado brasileiro: a chamada classe C emergente. A Brasil Cacau – que até pouco tempo atrás não representava grande ameaça à veterana Cacau Show – lançou uma megacampanha e baixou os preços. O objetivo é quadriplicar as vendas, "roubando" o máximo possível de clientes da líder do mercado.

A semelhança entre os nomes não parece ser obra do acaso. A Brasil Cacau nasceu há dois anos, pelas mãos do Grupo CRM – dono da rede de chocolates finos Kopenhagen –, que se inspirou no sucesso da Cacau Show com o público de classe média, cujo poder de consumo tem crescido em alta velocidade.

Para chegar mais perto da Cacau Show, que ainda mantém uma larga vantagem, a Brasil Cacau baixou os preços das trufas, que antes variavam de R$ 1,50 a R$ 1,90, para R$ 0,99. O que sugere o início de uma "guerra de chocolates" – que, ao menos na publicidade, já foi declarada.

Puxada pela frase "A melhor trufa do Brasil, pode comparar", a campanha recebeu investimento de mais de R$ 2,5 milhões. Começou há cerca de duas semanas e tem como meta vender 2,4 milhões de trufas em 73 dias – cerca 33 mil por dia em todo o país, o que dá uma média de quase 270 trufas diárias por loja.

A estratégia foi baseada em casos de sucesso com apelo no preço, como as campanhas das redes de fast-food Habib’s, McDonald’s e Subway. O objetivo é cair de vez no paladar do brasileiro, que ainda conhece pouco a marca. "O público está conhecendo o produto agora e a campanha está alavancando isso", diz o franqueado Rodrigo Caterina, de Curitiba.

Com 123 lojas em operação, as vendas da Brasil Cacau somaram R$ 15 milhões em 2010. De acordo com a vice-presidente executiva do Grupo CRM, Renata Moraes Vichi, a meta para 2011 é atingir R$ 22 milhões de faturamento e 180 pontos de venda. Considerando as inaugurações desde o lançamento da marca, em janeiro de 2009, a chocolateria tem aberto uma loja nova por semana.

Liderança folgada

Apesar da expansão da Brasil Cacau, a Cacau Show deve permanecer por algum tempo como a maior rede de chocolaterias do país. Com 22 anos de mercado e há oito no sistema de franquias, a rede chegou a 1.043 lojas e R$ 387 milhões em vendas em 2010. Os planos para este ano são de alcançar 1,2 mil lojas e aumentar em 55% as vendas, crescendo de forma planejada.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Cacau Show disse que é hoje um dos 100 maiores investidores em marketing do país. Sem revelar cifras, a empresa afirma que neste ano gastará 35% mais que em 2010 em marketing.

Paraná

No Paraná, onde há 13 lojas da Brasil Cacau e 69 da Cacau Show, as duas franquias tem planos de expansão. "Ainda não podemos afirmar quantas lojas do total da previsão de expansão serão abertas no estado. Mas, sem dúvida, é um mercado de extrema importância para os negócios da empresa", afirma Renata, do Grupo CRM. A Cacau Show não indicou representante para conceder entrevista.

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