Curitiba para ver e ouvir. Essa é a proposta do Curitiba AudioWalk, guia turístico desenvolvido especialmente para os visitantes da capital durante a Copa do Mundo. Disponível para download gratuito em plataforma Android e iOs, o app promete conduzir o usuário por um passeio sonoro pelo Centro da cidade. A ideia é dos empreendedores Lilian Nakahodo e Yure Lobo, desenvolvido em parceria com a empresa PepperBox Studio. O projeto foi financiado pelo Ministério da Cultura e foi o único do Sul do país contemplado pelo concurso Cultura 2014, na categoria Patrimônio.
Pesquisas sobre os pontos históricos e depoimentos de artistas e personalidades ligadas à vida cultural do Centro Histórico da capital foram a base para o aplicativo. Conectado ao celular e usando fones de ouvido, o usuário tem acesso às informações sobre ruas, praças, monumentos e parques da cidade.
Audioguias são comuns em destinos internacionais como Nova York, Paris e Berlim. A modalidade ainda é nova no Brasil. Na versão de Curitiba, o passeio sonoro tem duração de 1h30 e é conduzido pela atriz e cantora Michelle Pucci. São 14 trechos, identificados em um mapa interativo, numa rota pré-estabelecida, com fotos e tecnologia de localização.