O setor de TV por assinatura começou 2011 com 155,4 mil novos assinantes, o que fez com que a base total de clientes no País alcançasse 9,924 milhões de domicílios atendidos pelo serviço de TV paga em janeiro, conforme números divulgados nesta segunda pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nos últimos 12 meses, o setor acumulou crescimento de 30,2%.
No mês passado, os serviços prestados via satélite (DTH) continuaram em expansão e passaram a representar 46,5% da base de assinantes no País, aproximando-se dos serviços de TV a cabo, que atendem 50,4% dos clientes do mercado brasileiro. No início de 2010, no mês de janeiro, os serviços DTH representavam 37,4% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 57 9% de mercado.
Em janeiro de 2011, os serviços de TV por assinatura estavam presentes em 17 de cada 100 domicílios no País, de acordo com estimativas da Anatel, a partir das informações do número de domicílios divulgadas pelo IBGE. O órgão regulador estima que a Região Sudeste tenha densidade próxima a 25% de domicílios atendidos com TV por assinatura.
O Distrito Federal e os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram os destaques em termos de densidade dos serviços. No DF, para cada 100 domicílios 33,1 possuíam TV paga em janeiro, segundo a Anatel. São Paulo e Rio de Janeiro registraram, respectivamente, 30,0 e 27,7 domicílios com TV por assinatura para cada 100 domicílios contabilizados pelo IBGE.