O mercado brasileiro de televisão por assinatura apresentou crescimento de 2,4 por cento em março sobre fevereiro, encerrando o primeiro trimestre do ano com 650 mil novos assinantes, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgados nesta quinta-feira.
Atualmente, cerca de 34,4 milhões de brasileiros têm acesso aos serviços de TV paga, considerando a base de 10,4 milhões de assinantes e a média de 3,3 moradores por domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
No mês passado, a única modalidade de TV paga a apresentar crescimento superior ao de fevereiro foram os serviços via satélite, com expansão de 4,4 por cento, ante avanço de 4,3 por cento no mês anterior, segundo a Anatel.
Já a base de assinantes de TV a cabo cresceu ligeiros 0,8 por cento em março frente a 1,1 por cento em fevereiro. Os serviços de TV paga por microondas perderam 2,7 por cento de sua base de assinantes no mesmo período.
A participação de mercado dos serviços por satélite continua se aproximando da fatia da TV a cabo. Em março, os primeiros tinham 48,2 por cento de participação, enquanto 49 por cento dos assinantes contava com serviços de TV a cabo.
No acumulado anual até março, as regiões Norte e Nordeste continuaram liderando o crescimento, com expansões de 50,8 e 57,2 por cento, respectivamente, sobre uma média nacional de 31,6 por cento.