Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
multimídia

TV, revista e Youtube são vitrines da empresa curitibana

Ao longo de 30 anos de carreira, a pintura decorativa de Iára Caprano teve diversos canais de distribuição. Após verdadeiras turnês de cursos que promoveu pelo país, dando aulas de norte a sul em salas lotadas, a horários negociados em emissoras com alcance nacional e regional, Iára desfruta de prestígio no mercado de artesanato e goza de boa reputação entre fornecedores e fabricantes.

Seu know-how e habilidade para identificar produtos com bom potencial de venda foram aliados na hora de colocar novas técnicas e materiais no mercado nacional.

Em várias ocasiões, na falta de um similar nacional adequado ao trabalho que desejava realizar, ela mesma partia para a produção, como no caso das tintas látex e também no papel para decupagem. O material era importado da Austrália e nem mesmo o contato direto com o fabricante ajudou a desembaraçar suas encomendas.

Segura de que a técnica seria um sucesso por aqui, Iára desenhou uma coleção personalizada, com 12 gravuras exclusivas, vendidas em feiras especializadas até esgotarem os estoques. “E abriu um novo mercado, onde hoje há empresas especializadas”, diz o marido e sócio, Romano Capraro.

Consultora

Sua habilidade e domínio de variadas técnicas também a credenciaram como consultora na produção em escala industrial de diferentes materiais e acessórios, além da produção de linhas personalizadas de pincéis com seu nome, hoje trazidas da China. Aos 63 anos, Iára cumpre expediente em diferentes funções na empresa. Ainda dá aulas na loja, agora instalada em uma construção ampla e com estacionamento próprio, bem diferente da acanhada sala de 70 m2 que ocupou por 11 anos no centro da capital.

De mãe para filhos

A vinda dos filhos para a empresa também profissionalizou suas unidades de negócio e canais de venda. Eles são responsáveis pela fábrica de tintas, onde Iára também trabalha e dá consultoria. Já fez inúmeras edições de revistas dirigidas ao artesanato para editoras nacionais e teve até uma publicação própria, feita em parceria com a filha, com quem fotografava as peças, escrevia e diagramava.

A caçula assumiu a produção das vídeos-aulas da mãe, que primeiro foram distribuídas em emissoras de TV e agora invadem a internet em um canal com 64 mil assinaturas e 17 milhões de visualizações.

Recentemente uma vídeo conferência na Rússia reuniu 13 mil alunos on-line para aprender mais sobre artesanato brasileiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.