A expectativa de venda da rede de microblogs Twitter vem rendendo rumores de muito mais que 140 caracteres.
A Walt Disney Co. está trabalhando com consultores para avaliar uma oferta pela companhia, diz a agência de notícias Bloomberg News, creditando a informação a pessoas familiarizadas com o assunto. A Salesforce.com Inc. também estaria interessada e fazendo contas junto com o Bank of America, conforme a agência.
Já a CNBC disse, no programa Closing Bell, que a Microsoft pode ser a compradora, embora o processo ainda não esteja formalizado. A Bloomberg, porém, diz que a a Microsoft foi sondada, mas não tem interesse no negócio.
As companhias não confirmaram as informações.
As especulações sobre a venda do Twitter vêm esquentando nos últimos meses, enquanto a companhia, com valor de mercado de US$ 16 bilhões, assiste à queda de suas ações e enfrenta dificuldades para atrair novos usuários e para gerar receitas com anúncios.
Movimento ousado
A Disney, dona das redes ABC e ESPN, poderia usar a rede de microblogs para dar vazão às chamadas de seus produtos e atingir expectadores no mundo todo. Jack Dorsey, diretor executivo do Twitter, faz parte do conselho de administração da Disney. Além disso, o presidente da Disney, Bob Iger, tem fama de estrategista com apetite para apostas ousadas, como a compra, por US$ 7,4 bilhões, do estúdio de animação Pixar, em 2006, poucos meses após assumir o cargo na gigante de entretenimento.
O principal negócio da Disney, a TV a cabo, vem perdendo audiência e enfrentando maior competição de serviços de video online. Por isso, Iger passou a investir em negócios relacionados a tecnologias de mídia, como o serviço de streaming Hulu, a firma de mídia digital Vice e a empresa de tecnologia BAMTech, da Major League Baseaball, que fornece a plataforma para serviços de vídeo online, como o HBO Now.
“O Twitter daria a eles uma oportunidade para se comunicar diretamente com seus consumidores num território cada vez mais fragmentado”, disse Paul Sweeney, analista de inteligência da Bloomberg, explicando como o microblog ajudaria a atrair dólares que estão fluindo para anúncios em mídias sociais.
Para aumentar a expertise em novas mídias da Disney, além de Dorsey, do Twitter, Iger levou também Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, para o conselho da empresa de entretenimento.
Porém, as companhias da “velha” mídia, como a Disney, ainda dispõem de pouco conhecimento sobre as novas mídias. Maior companhia global de entretenimento, a Disney perdeu centenas de milhões de dólares em sua área de interatividade nos últimos anos. Neste ano, decidiu sair da produção de games para se concentrar em licenciamento.
Se comprar o Twitter, a Disney estará fazendo sua maior aquisição desde a fusão de US$ 19 bilhões com a Capital Cities/ABC Inc,1996.