O Twitter lançou nesta sexta-feira (3) a versão para navegadores do Vine, seu serviço de compartilhamento de vídeos de até seis segundos de duração. Por meio do navegador, é possível "curtir", comentar e compartilhar filmes publicados na rede social, que estava disponível somente para smartphones atualmente para Android, iOS e Windows Phone desde seu lançamento, em janeiro do ano passado.
Pela web, não é possível gravar os vídeos, tarefa realizada exclusivamente por meio da câmera do telefone (não dá para, por exemplo, fazer upload de um arquivo já presente no celular).
O Vine é uma espécie de resposta do Twitter (que comprou a empresa responsável pelo serviço de vídeos em outubro de 2012) ao Instagram, rede social fotográfica que foi pertence ao Facebook.
Em agosto do ano passado, o Instagram lançou a compatibilidade de vídeos com até 15 segundos de duração, o que, acredita-se, foi motivado em grande parte pela notoriedade do Vine nos EUA, país onde o Twitter concentra o maior número de usuários.