Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mobilidade urbana

Uber agora avisa meio de pagamento escolhido pelo usuário antes de iniciar corrida

Rival da Uber, 99 já informava motoristas do meio de pagamento escolhido pelo usuário. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Rival da Uber, 99 já informava motoristas do meio de pagamento escolhido pelo usuário. (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

A Uber liberou em seu aplicativo para motoristas um novo recurso há muito pedido por eles. Agora, os motoristas podem saber qual a forma de pagamento escolhida pelo passageiro antes que ele embarque e inicie o trajeto. A função chega junto a outros aprimoramentos, como o rastreador de ganhos em tempo real, a nova barra de status, centro de notificações, perfil do motorista e guia básico do motorista parceiro, além do recurso de otimização de conexão, que permite ao motorista iniciar e encerrar corridas em situações temporárias de falta de internet.

A novidade será mostrada após o motorista aceitar a chamada e, caso queira, poderá cancelar a corrida antes de buscar o passageiro. O recurso chega como um aliado dos condutores que não são favoráveis a receber em dinheiro, por medo de assaltos. Por outro lado, poderá gerar impacto negativo entre usuários de menor renda ou que não querem usar cartão de crédito e têm como únicas opções os pagamentos o dinheiro em espécie ou cartão de débito, já que os cancelamentos tendem a aumentar para este público.

Para evitar rejeições e possíveis esperas, a alternativa seria adquirir os cartões pré-pagos da Uber, comercializados em diversos pontos de vendas do país. A Uber não informou se há um número limite de cancelamentos ou se os motoristas podem ser penalizados pela ação. A concorrente 99, por exemplo, já atua informando o meio de pagamento ao motorista. O próprio app avisa ao usuário sobre a possibilidade de dificuldade de conseguir um carro e a eventual demora na espera, caso não opte pelo pagamento com cartão de crédito.

LEIA TAMBÉM:Vazamento revela novos iPhones e Apple Watch que Apple anunciará em setembro

A Uber, com seus cerca de 20 milhões de usuários e mais de 500 mil motoristas parceiros, tem introduzido novas funções com frequência a fim de incrementar a segurança na plataforma. Funcionalidades baseadas em machine learning — que identifica riscos com base na análise dos dados de milhões de viagens realizadas diariamente — e o botão de recursos de segurança para usuários, lançado em julho, que concentra todas as ferramentas do aplicativo com essa finalidade, são os exemplos mais recentes.

A empresa continua investindo em tecnologia para diminuir riscos de usuários e motoristas parceiros. No último mês, a Uber anunciou um investimento de R$ 250 milhões nos próximos cinco anos para abertura de um centro de desenvolvimento tecnológico no Brasil voltado para a segurança. Serão cerca de 150 especialistas para criação de novos recursos e funções do aplicativo de mobilidade para todo o mundo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.