Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aplicativo

Uber vai banir maus passageiros

Letreiro do Uber nos Estados Unidos
Letreiro da Uber exibido em evento da empresa em Los Angeles, Estados Unidos. (Foto: Robyn Beck/AFP)

Passageiros do Uber que costumeiramente deixam lixo no carro ou desrespeitam motoristas podem, muito em breve, levar um pé na bunda. O aplicativo de mobilidade anunciou nesta semana que passageiros com avaliações que estão "significativamente abaixo da média" podem perder o acesso ao serviço. A decisão vem após uma atualização do código de posturas da comunidade de usuários, ao qual os passageiros devem atentar para continuar usando o serviço.

O Uber, no entanto, disse que o banimento por mau comportamento não virá, assim, de repente. Passageiros receberão uma série de notificações antes que eles percam acesso ao app. E eles também terão oportunidades de melhorar a sua avaliação para manter uma boa posição. Dicas para turbinar a nota de usuário incluem "encorajar um comportamento educado, evitar deixar lixo no veículo e evitar pedidos para que os motoristas excedam o limite de velocidade", informou o Uber.

"Respeito é uma via de duas mãos, assim como a responsabilidade", escreveu Kate Parker, head de segurança e iniciativas do Uber, no blog da companhia na última terça-feira (28). "Há muito tempo os motoristas vêm sendo cobrados para atingir uma classificação mínima, que pode variar de cidade para cidade. Embora a gente espere que apenas um pequeno número de passageiro seja impactado pelas desativações baseadas em avaliação, essa é a coisa certa a fazer".

Não ficou claro se esses banimentos seria permanentes ou se haverá procedimentos para reintegração de passageiros desativados. O Uber também não revelou qual avaliação serviria de gatilho para o banimento, dizendo, apenas, que usuários que desenvolver uma avaliação pobre podem ser eliminados do app.

Os passageiros do Uber podem ver sua avaliação logo abaixo do nome, ao abrir o menu principal no app. Assim como passageiros podem avaliar motoristas, motoristas podem avaliar passageiros em uma escala que vai de 1 a 5 estrelas. A nota de um passageiro é a média das avaliações recebidas de todos os motoristas. Segundo o Uber, pouquíssimas pessoas têm uma nota de 5. Colocar o cinto de segurança e não se atrasar também são itens que contam para uma boa avaliação dos usuários.

VEJA TAMBÉM:

Os drivers do Uber são obrigados a manter uma classificação mínima para permanecer no aplicativo. De acordo com o site Business Insider, os motoristas com uma classificação de 4.6 ou inferior podem perder o acesso ao serviço. Mas os críticos dos sistemas de classificação de serviços sob demanda levantaram preocupações de que a pontuação é propensa à parcialidade e é confusa. No aplicativo Uber, uma classificação de 4 estrelas é definida como "OK, mas teve um problema", uma classificação de 3 estrelas é "Desapontante", 2 estrelas, "Ruim" e 1 estrela, "Terrível".

O Uber disse que vai lançar uma campanha para educar os passageiros e os motoristas sobre as diretrizes atualizadas da comunidade. Os passageiros nos Estados Unidos e no Canadá serão os primeiros a ver um aviso no aplicativo com um resumo das diretrizes e serão solicitados a confirmar que os entenderam.

"Ao educar clientes e parceiros sobre as diretrizes da comunidade [Community Guidelines], pedindo que eles confirmem se compreenderam, e responsabilizando a todos [pela qualidade do serviço], podemos ajudar o Uber a ser acolhedor e seguro para todos", disse Parker.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros