Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
indústria

UE aprova fusão bilionária entre General Electric e Alstom

A Comissão Europeia aprovou nesta terça-feira, com ressalva, a compra da companhia francesa pela americana General Electric, avaliada em US$ 17 bilhões. O aval “está sujeito à transferência da atividade de turbinas de gás de grande potência da Alstom para a italiana Ansaldo”, disse a Comissão em um comunicado obtido pela agência AFP.

O sinal verde para a fusão coloca fim a quase oito meses de discussões com a empresa americana, que tem procurado convencer os reguladores de que o negócio não vai levar a preços mais elevados para as turbinas a gás na Europa.

A compra por uma empresa americana de uma joia da coroa da indústria francesa teve viés político desde o início. A alemã Siemens AG foi incluída na disputa desde o início por oficiais franceses que procuravam um comprador europeu para a Alstom. Mas Paris posteriormente mudou de tática e pressionou Bruxelas a aprovar o negócio, disse uma pessoa familiarizada com o assunto, segundo o jornal “Wall Street Journal”.

O acordo Alstom é fundamental para o esforço de reposicionamento da GE, voltando o foco para suas unidades de negócios industriais, uma vez que deixa o negócio de empréstimos. Após a aquisição Alstom e a venda da GE Capital, a GE afirma que vai gerar 90% de seus lucros a partir do negócio industrial e apenas 10% a partir de serviços financeiros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.