Os líderes da União Europeia deverão pedir na cúpula deste domingo (23), ou, no máximo, na quarta-feira, que a Grécia aceite uma missão permanente de inspetores internacionais para supervisionar as reformas no país, afirmou o jornal grego Kathimerini. De acordo com a versão online do jornal, os inspetores seriam nomeados como consultores do ministério de Finanças e responderiam ao primeiro-ministro grego e aos credores do país.
Em maio do ano passado, a Grécia recebeu um pacote de resgate de 110 bilhões de euros de seus parceiros da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI) e agora está pedindo uma segunda ajuda para cobrir suas necessidades financeiras para os próximos anos. Em troca desses empréstimos, a Grécia precisa se submeter a uma revisão trimestral da chamada troica - formada pelo FMI, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE).
Uma missão permanente em Atenas reforçaria a supervisão do programa de reformas do governo da Grécia, disse o jornal. A equipe também ampliaria a presença de consultores técnicos em Atenas, que atualmente atuam em vários ministérios e no escritório de orçamento do governo. As informações são da Dow Jones.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião