A União Europeia (UE) e seis países da América Central chegaram a um acordo na noite de segunda-feira (17) para, gradualmente, instalar o livre comércio entre as duas regiões. "É um acordo abrangente, que inclui uma extensa liberação e regras fortes para o comércio bilateral e investimentos entre a UE e a América Central", disse hoje o comissário europeu de comércio, Karel de Gucht.

CARREGANDO :)

O acordo com a América Central, que inclui Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá, vai abrir os mercados para produtos industrializados. Os carros europeus vão ter acesso gratuito à América Central por dez anos, segundo a comissão. As taxas de exportação da banana também vão diminuir por um período de dez anos, enquanto as cotas para a carne bovina e o arroz vão aumentar.

O acordo será formalizado amanhã, no fim do encontro. A UE espera que ele seja ratificado ainda este ano. América Central e UE começaram as negociações sobre comércio em 2007, embora as conversas sobre outros acordos estejam se arrastado há muito mais tempo. O encontro dos ministros da UE e da América Latina, que começou na segunda-feira e termina nesta quarta-feira, prevê ainda a assinatura de um acordo de livre comércio com a Colômbia e o Peru.

Publicidade