A União Europeia implementará “os maiores avanços possíveis” nos próximos meses na negociação do Tratado de livre-comércio com os Estados Unidos (TTIP), afirmou nesta segunda-feira a comissária europeia de Comércio, Cecília Malstrom, dias depois da vitória do ‘Brexit’ no Reino Unido.
“Nessa situação sem precedentes, (...) somos claros e estamos unidos em nossa resposta em relação à política comercial da UE”, disse Malstrom, que ressaltou a vontade de Bruxelas de avançar e fechar as negociações comerciais abertas com seus “sócios-chave”.
“Isso é particularmente certo para nossas negociações com os Estados Unidos sobre a Associação Transatlântica de Comércio e Investimentos”, acrescentou.
As palavras de Malstrom se unem às do representante especial dos Estados Unidos para o Comércio Exterior, Michael Froman, para quem o interesse econômico e estratégico de um tratado de livre-comércio com a UE continua sendo “forte”, apesar da votação britânica a favor de sair do bloco.
Estados Unidos e UE negociam desde 2013 um amplo acordo para suprimir as barreiras aduaneiras e regulamentárias entre as duas partes.
A próxima rodada de negociações sobre o TTIP deve acontecer na segunda semana de julho, em solo europeu.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast