A União Europeia chegou a um acordo preliminar sobre novos poderes para supervisionar a indústria de serviços financeiros da região. Negociações de última hora entre governos nacionais, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, com intenção de alcançar um compromisso, foram concluídas com sucesso, segundo uma autoridade europeia.
O acordo inicial pavimenta o caminho para uma votação formal no Parlamento no fim deste mês e para que o novo sistema de supervisão esteja pronto e em funcionamento até janeiro de 2011.
O novo sistema vai ter três autoridades europeias de supervisão para serviços financeiros, para o sistema bancário e para os setores de seguros e vai criar um Conselho de Risco Sistêmico Europeu para elaborar um sistema de alerta antecipado para maiores riscos que estejam se acumulando na União Europeia.
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet vai chefiar o conselho de risco durante os primeiros cinco anos segundo uma pessoa próxima ao assunto. As informações são da Dow Jones.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast