Placa luminosa da Blockbuster.| Foto: David Boté Estrada/Creative Commons/

Em tempos de Netflix e de aluguel de filmes pela internet, uma loja da Blockbuster ainda sobrevive, e sem a intenção de fechar. Com o encerramento das atividades de uma unidade da marca na Austrália, em março, sobra a loja que fica em Bend, uma cidade com menos de 100 mil habitantes no interior do Oregon, nos Estados Unidos. 

CARREGANDO :)

“De início, a minha reação foi de entusiasmo. É demais saber que somos sobreviventes”, disse Sandi Harding, gerente da loja em Bend, em entrevista à revista americana Time. No entanto, ela diz que se sente triste ao saber que mais gente está perdendo o emprego.

“Como só restamos nós, isso ainda significa que está próximo o dia em que a Blockbuster terá desaparecido de vez”, completa Harding.  

Publicidade

+LEIA TAMBÉM: Hering muda diretoria e quer se tornar cada vez mais digital

A loja, decorada com pipocas cenográficas no teto e computadores IBM dos anos 1990, não está com problemas financeiros. “Nós ganhamos de cinco a dez novos clientes por dia e todo o mundo acha que eu estou exagerando esse número, mas eu não estou, mesmo”, afirma a gerente.

Para Harding, a loja é mantida por esforço da população local e ela ainda acaba sendo um atrativo turístico da cidade. 

“Bend cresceu muito nos últimos anos. Mas acho que, apesar disso, as pessoas realmente adoram comprar tudo por aqui”, diz ela.

+LEIA TAMBÉM: Modelo de compras preferido do brasileiro, atacarejo pode desacelerar

Publicidade

“Eles sabem que o dono da loja mora a duas milhas [3,2 km] de distância daqui. Trabalho aqui há 15 anos e a maioria da minha equipe tem o mesmo tempo de loja. As pessoas valorizam isso”.

No Brasil, as Lojas Americanas chegaram a compra a BWU, franqueadora da Blockbuster no país, em janeiro de 2007. O negócio, à época envolvia R$ 186,2 milhões e 127 lojas em 12 estados. Oito meses depois, as lojas brasileiras ganharam o nome de Americanas Express Blockbuster.

Três anos depois, no entanto, a marca entrou em recuperação judicial e foi vendida por US$ 320 milhões nos EUA. Ainda em 2013, a controladora da Dish Network, dona das locadoras Blockbuster, comunicou o derradeiro fechamento de 300 lojas nos EUA devido à crescente concorrência da distribuição digital. Os canais de streaming e download começaram a chegar no Brasil três anos antes, em 2010.