A onda de consolidação no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis ganhou mais um capítulo ontem, com a aquisição da rede de postos Texaco pelo Grupo Ultra. A compra dos cerca de 2 mil postos da rede, um negócio de US$ 1,161 bilhão, coloca o Ultra na segunda posição entre as maiores empresas do segmento no país. Com a nova composição, o grupo terá 23% do mercado atrás apenas da Petrobras e passa a atuar em todo o território nacional com exceção de Roraima. Hoje, a participação da Ultra é de 14%.
Essa á a terceira grande aquisição no setor em pouco mais de um ano. Em 2007, Petrobras, Braskem e Ultra compraram a Ipiranga. Em abril deste ano, a Cosan, produtora de açúcar e álcool, comprou os ativos da Esso no Brasil. Atualmente, cerca de 80% do mercado está nas mãos desses poucos grupos.
A Ultra informou que usará os recursos que dispõe em caixa para efetuar a compra. A liquidação do negócio, porém, deve ocorrer apenas no início do ano que vem, após a separação das atividades de exploração de petróleo e de distribuição da norte-americana Chevron, controladora da Texaco.
A aquisição fez as ações preferenciais da Ultrapar dispararem. Os papéis registraram ontem a maior valorização entre as ações que compõem o Ibovespa.