Mutirão
Comércio se une para limpar a Saldanha Marinho
Amanhã à tarde comerciantes da primeira quadra da Rua Saldanha Marinho, próxima à Catedral Basílica de Curitiba, no Centro da capital, vão fazer um mutirão para lavar o calçadão da via. A ação é uma das muitas que vêm sendo realizadas por um grupo de empresários que se organizou no início deste ano e, desde então, atua em conjunto para tornar a área uma referência em negócios e organização. A iniciativa integra um planejamento estratégico elaborado pelos empresários com o apoio do Sebrae-PR. Após a limpeza da Saldanha Marinho, os comerciantes farão a decoração da quadra com luzes de Natal e outros enfeites.
"Próxima parada: Estação Empreendedorismo." Foi nesse clima que empreendedores de Curitiba circularam ontem pela Rota do Empreendedor, conversando com empresários de várias áreas e se inspirando para abrir a própria empresa. O evento fez parte da Semana Global do Empreendedorismo, realizada simultaneamente em cem países até o domingo.
A Gazeta do Povo acompanhou o roteiro da manhã, que passou pela Escola de Criatividade e pela Pipoca do Valdir. Outras dez pessoas das mais diferentes áreas de formação e idades foram levadas para conhecer, na prática, as recomendações de especialistas com base em suas vivências.
O vendedor Ibrahim Saad está planejando abrir um estacionamento e as dicas sobre inovação, recebidas na Escola de Criatividade, o encorajaram ainda mais a pôr o plano em ação. "Quero abrir um estacionamento com serviço especializado, com atendimento diferenciado. Ouvindo os especialistas, pude ver que estou no caminho certo. Eles só reforçaram o que penso sobre meu negócio", afirma.
O publicitário Eloi Zanetti, da Escola de Criatividade, contou experiências com clientes e mostrou que uma ideia inovadora, por vezes, pode estar "bem na frente" do empreendedor. "Basta que se estimule a criatividade, todos são criativos. Para fazer acontecer, é preciso que se tire a ideia da cabeça e a coloque no papel. As pessoas precisam se dar ao trabalho de realizar", ensina Zanetti.
Claudia dos Santos está desempregada, mas não pretender ficar nessa situação por muito tempo. Nos últimos meses ela realizou vários cursos voltados ao empreendedorismo e viu na Rota do Empreendedor uma oportunidade de adquirir mais conhecimento para colocar seu negócio em prática. "Eu e minha prima vamos abrir uma loja de presentes, que vai oferecer serviços de manicure e massagem. Vi em uma revista sobre uma empresa que oferece happy hours para mulheres em São Paulo e pensei em fazer o mesmo. A experiência da rota vem gerar a vontade de tentar, sem ter medo de errar", diz.
Depois da Escola de Criatividade, os empreendedores foram para a Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba. Ali, entre a curiosidade dos que passavam e do barulho dos ônibus, ouviram de Valdir Novaki, o Valdir Pipoqueiro, dicas simples de como se diferenciar dos concorrentes.
Ele conta que teve dificuldades quando montou seu carrinho de pipoca, mas com seu cartão fidelidade e seu cuidado com o atendimento, além do rigoroso padrão de higiene, conquistou a freguesia curitibana. Hoje ele realiza palestras pelo país inteiro, mostrando seu sucesso de marketing. "Sem persistência e otimismo, ninguém chega a lugar algum", orienta.
Para Marco Aurélio de Moraes, assessor de projetos da Trilhas, empresa júnior de Turismo da UFPR, a troca de experiências é um fator que estimula os empreendedores. "Conversando com outras pessoas, eles percebem que suas ideias podem dar certo", afirma. Além da Trilhas, a rota foi organizada pela Aster Turismo de Experiência e pela Aliança Empreendedora.
Serviço
A programação completa da Semana Global de Empreendedorismo pode ser conferida em www.semanaglobal.org.br.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião