Uma em cada cinco pessoas na Espanha gostaria de abandonar o euro e retornar à peseta, mostrou uma pesquisa publicada neste domingo. De acordo com a pesquisa da empresa de estudos sociais e de opinião Metroscopia, publicada no jornal El Pais, cerca de 21% dos espanhóis ouvidos disseram que queriam voltar a usar a peseta, moeda nacional até a troca para o euro em 2002. Em contrapartida, 70% dos entrevistados afirmaram que a Espanha deveria permanecer dentro do bloco de moeda comum. O restante declarou-se indeciso ou não quis responder.
O desencanto com a moeda comum europeia cresceu na Espanha e em outros países da zona do euro devido à crise de endividamento no bloco, com alguns economistas argumentando que abandonar o euro pode ajudar os países que enfrentam problemas econômicos a aumentar a competitividade, facilitando o pagamentos das dívidas.
O governo da Espanha prevê contrações de 1,5% da economia este ano e de 0,5% em 2013. A economia espanhola, quarta maior da zona do euro, cresceu apenas 0,4% no ano passado. As informações são da Dow Jones.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast