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Uma multidão formada por quase 1 milhão de pessoas foi recebida pelos shopping centers de Curitiba neste fim de semana, o último antes do Natal. A estimativa foi feita com base em números dos maiores centros de compras da cidade. Alguns chegaram a atender 50 mil pessoas por dia, o suficiente para lotar o estádio Couto Pereira, que tem capacidade para 36 mil torcedores.

De acordo com as administrações dos shoppings, o movimento dos últimos três dias foi entre 50% e 100% maior do que em um fim de semana normal. No ParkShopping Barigüi, o fluxo de pessoas chegou a 50 mil por dia – cerca de 15 mil clientes a mais do que em dias comuns. "Era o que esperávamos e nos deixa otimistas. Queremos chegar a um aumento de 20% nas vendas, diz o gerente de marketing do Barigüi, Denis Seixas. Pelo Shopping Cidade, passaram 100 mil consumidores no fim de semana, o dobro do que em períodos de "baixa temporada". Os outros grandes centros de compras da cidade, como o Shopping Müeller, Shopping Curitiba, e o Shopping Estação, registraram a entrada de mais de 120 mil pessoas cada um durante o fim de semana.

O movimento intenso deu trabalho para os vendedores, mas o esforço foi compensado por um público que saiu mais disposto a gastar do que em 2004. "Nossos clientes estão comprando produtos um pouco mais caros do que no ano passado", afirma a gerente da loja de brinquedos PB Kids do ParkShopping Barigüi, Luciana Ruiz. Além disso, lojistas apontam que o consumidor decidiu dar mais presentes. "As pessoas querem agradar a toda a família, diferente do ano passado, quando era mais comum a compra de presentes apenas para os parentes mais próximos", conta Rosângela Fortes, dona da Empório Body Store do Shopping Müeller.

O casal Cláudio e Heloísa Haidar é um exemplo da tendência apontada por lojistas. Eles gastaram neste ano R$ 500 em presentes, R$ 200 a mais do que em 2004. Parte do aumento é explicada pela chegada de Heitor, de 9 meses, que vai ganhar brinquedos e livros infantis. "Mas vamos gastar mais do que no ano passado também em presentes para alguns parentes", diz Cláudio. Ontem, o casal foi ao Barigüi para encerrar as compras de fim de ano. "A lista está quase completa. Só faltam algumas lembranças", conta Heloísa.

Outra tendência apontada pelos lojistas é que as vendas estão mais diluídas ao longo do mês do que no ano passado. "O consumidor está gastando mais, só que também está pesquisando bastante", destaca Tatiana Riges, gerente da loja Imaginarium do Mueller. O presidente do Pollo Shop, Anísio Romanini, avalia que o fato de o Natal ser em um fim de semana faz com que as pessoas tenham mais tempo para dedicar às compras. "Quando a festa é no meio da semana, os negócios são fechados com mais antecedência. Ganhamos um sábado a mais neste ano", explica.

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