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Comércio

Um Natal quitado à vista

Nas lojas de eletrônicos, aumentou a procura por tevês de tela fina neste fim de ano. | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Nas lojas de eletrônicos, aumentou a procura por tevês de tela fina neste fim de ano. (Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo)
Rua XV mais limpa- Na noite de sexta para sábado, seis quadras do calçadão da Rua XV foram lavadas por cerca de 150 pessoas de 11 empresas voluntárias. Elas fizeram parte do projeto

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Rua XV mais limpa- Na noite de sexta para sábado, seis quadras do calçadão da Rua XV foram lavadas por cerca de 150 pessoas de 11 empresas voluntárias. Elas fizeram parte do projeto

Os shoppings de Curitiba tiveram dois dias com bastante movimento, mas longas filas, por enquanto, só nos quiosques de sorvete. No fim de semana em que as pessoas estavam com a primeira parcela do décimo terceiro salário no bolso, lojistas ouvidos pela Gazeta do Povo registraram um pequeno aumento no faturamento. Mas o consumidor ainda parece temeroso em gastar dinheiro. Diversas pessoas que foram aos shoppings ontem diziam estar conscientes da instabilidade econômica mundial e que iam fugir de financiamentos, pagando suas compras de Natal à vista – de olho também, é claro, nos descontos.

Em época de crise, o comércio paranaense está contando com uma injeção de R$ 1,84 bilhão provindo do décimo terceiro (40% do total pago pelas empresas) que deve ser destinado ao consumo e investimentos. Os outros 60% (R$ 2,76 bilhões) devem ser usados para quitação de dívidas, segundo projeção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Comparando as vendas de sábado com o mesmo dia da semana anterior, a loja da Nike no ParkShopping Barigüi registrou aumento 16% no faturamento. O gerente Alisson Lins notou também aumento na busca por pagamentos à vista com desconto. Efeito da crise econômica ou do décimo terceiro? "A crise não passou pela nossa porta, não entrou na loja porque nossa equipe estratégica estava preparada pra isso. As vendas estão boas, a loja lotou no sábado, e isso nos dá perspectiva de um bom Natal", diz.

Otimismo semelhante ocorre na rede especializada em eletroeletrônicos, informática e telefonia Fast Shop. Segundo o gerente Selestino Kreia Júnior, a loja só sentiu algum desaquecimento em função da crise na segunda quinzena de outubro, mas desde então as vendas vêm crescendo gradativamente – e boa parte delas à vista.

A estrela do momento, de acordo com ele, são as tevês capacitadas a receber sinal digital, recém-disponibilizado em Curitiba. "Os televisores equipados com saída digital, de plasma ou LCD, têm sido muito procurados. Isso está acirrando a competição entre as lojas, e nós estamos no páreo para oferecer o melhor preço", declarou Selestino. Nesse panorama, segundo ele, os descontos à vista também têm ganhado importância.

No Shopping Total, a gerente da loja 503 Calçados, Marta Gomes, afirma que, depois de uma semana com movimento muito baixo, no sábado e domingo os compradores foram tirar o atraso. "Mesmo assim, os clientes têm pesquisado bastante e estão priorizando os produtos em promoção, com pagamento à vista e com desconto", disse.

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