A percepção de que sobrava talento, mas faltavam técnica e experiência entre os recém-formados, levou o vice-presidente de criação da agência Eugenio DDB, Marcos Pamplona, e o redator publicitário Cláudio Freire a criar em Curitiba a Lemon School, primeira escola de portfólio do estado. "No momento de selecionar estagiários, percebíamos que muitos tinham potencial, mas não tinham uma pasta, essencial para entrar na criação de qualquer agência", conta Freire, redator da JWT Curitiba e coordenador da Lemon. "Tem gente de talento que precisa apenas de um empurrãozinho, que dificilmente acontece na faculdade porque existem outras várias atividades. Curitiba é um centro de criatividade, mas até então aprendemos na marra, no dia-a-dia."
A escola iniciou as atividades em março deste ano com uma turma de 29 alunos. O curso dura um ano e a cada bimestre os alunos preparam uma campanha completa, segundo Freire, acompanhando o mesmo ritmo de trabalho de uma agência. "A turma é formada de pessoas de todas as áreas, estudantes ou já profissionais formados, não só da área criativa."
O diretor de arte Gabriel Mesquita é formado em publicidade há cerca de um ano, já trabalha na área, mas se matriculou na Lemon para suprir as carências da sua formação universitária. "Na faculdade a gente passa por essa área de forma diluída, aprendemos um pouco de cada coisa. Na escola você tem essa orientação específica", diz. "Há uma grande diferença na mecânica do mercado com o que você aprende na faculdade."
Ao longo do ano os alunos terão aulas de criação e redação publicitária com profissionais renomados do mercado paranaense e nacional. Uma nova turma, segundo Freire, deve ser aberta apenas no início de 2007. (CS)