Como fazer
O início da Oficina de Empreendedorismo e Gestão está previsto para o dia 27, com duração de um ano. Sabia mais sobre o curso:
Seleção
O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira é a análise das respostas do formulário de inscrição e a segunda com a entrevista pessoal dos candidatos escolhidos na primeira etapa. A cada ano serão selecionados 30 empresários.
Frequência
A Universidade Federal do Paraná vai oferecer um certificado para os participantes que forem aprovados no curso. A frequência mínima obrigatória é de 90% dos encontros presenciais e a realização de todas as atividades propostas no curso.
Pré-requisitos
Ter mais de 18 anos;
Ter concluído ou estar cursando o ensino médio;
Ser dono de uma micro ou pequena empresa com pelo menos um ano de abertura formal;
Participar das pesquisas acadêmicas que serão desenvolvidas no decorrer do curso;
Ter acesso a computador com internet;
Ter disponibilidade de participar de um encontro presencial, possivelmente em uma segunda-feira por mês, das 14 h às 18 h, e tempo para as atividades do curso (três horas de trabalhos semanais).
Trocar experiências e aprender, gratuitamente, a melhorar a gestão de micro e pequenas empresas. Esse é objetivo da Oficina de Empreendedorismo e Gestão, um projeto de Extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que inicia as atividades no final de agosto e recebe inscrições de empresários até o dia 10.
O grande diferencial do curso, segundo os organizadores, é oferecer um aprendizado cooperativo, já que os empresários irão mostrar os acertos e erros, para replicar ações e resolver problemas dos participantes. Além de apoio aos pequenos negócios, a oficina vai ser um laboratório prático para a universidade.
O curso foi desenvolvido pelo Departamento de Administração Geral e Aplicada e pela JR Consultoria UPFR, e vai ser realizado durante 12 meses, com encontros presenciais mensais, aplicado por meio de palestras, consultorias e visitas técnicas. No final da oficina, cada participante terá feito uma análise completa de sua organização, conseguindo elaborar um Plano de Negócios e um sistema de gestão para ser aplicado em sua organização.
Para afinar a técnica de gestão de seu negócio, o empresário Fernando Sadula, da Jam Escola de Música, já garantiu a inscrição na oficina. A sua empresa tem três anos e conta com o apoio de dez professores. "Eu comecei a dar aula de piano quando tinha 17 anos. Vi uma oportunidade para oferecer o ensino de música, uni o útil ao agradável, e hoje a escola está estruturada", comemora Sadula.
Ele pontua como principais acertos da escola a estrutura e o atendimento. "Temos um diferencial nesse sentido, com salas individuais", conta. Por outro lado, o empresário vê na oficina uma oportunidade para ampliar o conhecimento na área de gestão. "Quero a experiência de consultores para analisar o lado financeiro da escola, para melhorar as ferramentas de controle de gastos e de marketing", explica.
Segundo Cleverson Renan da Cunha, coordenador do MBA em Gestão Estratégica da UFPR e coordenador da oficina voltada aos empreendedores, a ideia partiu da observação de pequenos negócios. "Tem um empório perto de casa muito bom, mas percebi que na hora de administrar a empresária não considerava aspectos importantes de gestão. Muitas vezes o empresário não tem a quem recorrer", conta.
Durante o processo, de acordo com o professor, os empreendedores vão conhecer um o negócio do outro, para que eles aprendam, mas também ensinem o que conseguiram na gestão empresarial.
Inscreva-se
As inscrições para a Oficina de Empreendedorismo e Gestão podem ser feitas pelo site http://oficinadeempreendedorismo.wordpress.com, até o dia 10 de agosto. As vagas são limitadas.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast